Parece que a verdade sobre o vôo 1907 finalmente começa a aparecer.
O plano de vôo do Legacy demonstra que na hora do choque com o Boeing, o avião pilotado pelos americanos, estava em altitude errada. (aliás não foi um, mas vários os erros que os pilotos do jato da ExcelAir cometeram).
De acordo com o plano de vôo, o Legacy deveria decolar de São José dos Campos às 14h30 e voar em direção de Poços de Caldas (MG) para apanhar a aerovia UW2 em direção a Brasília.
Nessa etapa, ele estaria a 37 mil pés de altitude e a uma velocidade de 972 km/h. Após passar por Brasília, o jato deveria descer a 36 mil pés, diminuir a velocidade para 820 km/h e mudar para outra aerovia, a UZ-6, na qual voaria até o pouso em Manaus (AM).
Após 513 km, o Legacy subiria para 38 mil pés e reduziria a velocidade para 808 km/h. A mudança se daria quando o jato cruzasse a posição Teres - um ponto virtual de controle aéreo, 307 quilômetros antes do local da colisão .
Parece que ocorreu algo quase impossível. Os dois jatos eram novinhos(o Boeing tinha 1 mês de uso(200 horas) e o Legacy fazia seu vôo inaugural). A chance matemática de ocorrer um acidente como este, de dois jatos colidirem em pleno ar, em uma região com pouco tráfego -amazônica - é de uma em 200 milhões, ou seja, é mais fácil ganhar na MEGA-SENA que morrer em um acidente aéreo como este.
Em uma sucessão de erros e de desagradáveis coincidências, 154 pessoas perderam suas vidas.
Lamentável.
terça-feira, 10 de outubro de 2006
Plano de vôo
Postado por Henrique de Borba Júnior às 12:24 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário