Um professor de filosofia neozelandês fez em sua página da internet um ranking um tanto quanto polêmico: elegeu as melhores e as piores bandeiras do mundo, levando em conta apenas o valor estético. Para ele, a nossa bandeira do Brasil é a “mais feia entre todas as nações independentes”. Já a bandeira da Argentina é considerada bela, com “boa escolha de cores”. A das Ilhas Marianas do Norte, que ficou em último lugar, “parece feita de um clip art”, segundo ele. Veja aqui a nota de cada país (em inglês).
Para fazer sua classificação, Josh Parsons usou critérios como o fato de usar frases e mapas (o que ele considera abominável em uma bandeira) e misturar cores que “não combinam”. O professor (ui) deu notas de 0 a 100 e conceitos que variam de A+ a D- para cada bandeira. O top 10, de acordo com seus critérios, é o seguinte:
As mais bonitas:
1º Gâmbia (foto acima)
2º Paquistão
3º Japão
4º Somália
5º Turquia, África do Sul, Israel, Cuba, Suíça,Vietnan
6º Canadá, Ilhas Feroé, Coréia do Norte, Chile
7º Botsuana, Eslováquia, Finlândia, São Cristóvão e Nevis
8º Síria, Porto Rico
9º Islândia, Gabão, Namíbia, Catar, Bélgica, Áustria
10º Dinamarca, Congo, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Libéria, Djibuti
As piores bandeiras:
1º Ilhas Marianas do Norte (na foto acima)
2º Ilhas Virgens Americanas
3º Guam
4º Brasil
5º El Salvador
6º Moçambique
7º Turcomenistão
8º Ilhas Falkland
9º Samoa Americana, Bielorússia, Niue
10º Zimbábue, Brunei, Tadjiquistão, Santa Helena, Aruba, Nicarágua, Belize, Bermudas, Granada, Paraguai, Fiji, Portugal, Ilhas Virgens Britânicas, Guatemala, Montserrat, Ilhas Cayman, Vaticano, Dominica, Ilhas Turks e Caicos, Chipre, Ruanda e Uganda.
Esse Neo-zelandes é ridículo.
Então a nossa bandeira é feia? E a da Nova Zelândia? Que é uma cópia descarada da bandeira da Austrália? Não conta critérios de originalidade? Vale lembrar também, que a bandeira do Brasil, é uma das poucas no mundo que não possui o vermelho em alusão a sangue na bandeira.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Bandeiras pelo mundo
Postado por Henrique de Borba Júnior às 1:43 PM
Marcadores: bandeiras, mundo, New Zeland, professor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário