Dr. Henrique de Borba Júnior

terça-feira, 28 de outubro de 2008

iPhone made in China

Está na revista Época desta semana:
Cópia chinesa do iPhone falha até na grafia
Como a Apple, que criou o iPhone, uma empresa da China usa uma fruta na logomarca. Mas registrou a palavra Orange (laranja) como "Organe"


"Apple? Não. É Orange!". Falando um inglês genuinamente chinês, o locutor anuncia o celular iOrgane TouchCool, cópia do iPhone lançada recentemente na China. O aparelho imita o telefone inteligente da Apple em todos os detalhes, menos no sistema operacional, que aparece bem lento na demonstração (assista ao vídeo abaixo). O comercial minimalista também lembra as campanhas do iPhone – aparelho que ainda não foi oficialmente lançado na China.

Os problemas do modelo genérico começam a ficar visíveis quando a modelo que opera o TouchCool – ela tem, inexplicavelmente, duas mãos direitas – passa o dedo pela tela. A pressão do toque é tão intensa que deixa um rastro de gordura na tela. É preciso esforço para entender o que ela está fazendo, porque o visor é puro reflexo, mesmo quando usada num estúdio com iluminação supostamente controlada.

Durante a demonstração das maravilhas do aparelho, mais especificamente dos sensores de movimento, o TouchCool foge ligeiramente do controle: o game de corrida de motocicletas deixa de responder aos comandos e o piloto escapa para fora da pista. Entre os excitantes programas que vêm com o aparelho está um jogo de dados e um editor de texto em chinês. Essa atração requer paciência: os traços aparecem na tela alguns segundos após o toque.


Apesar de ser uma cópia, o iOrange (ou Organe) já gerou uma série de imitadores(ladrão que rouba ladrão, tem....). No site oficial, a iOrgane acusa outras empresas de se apropriarem de sua marca e venderem produtos fazendo-se passar por ela. "Produtos falsificados não asseguram qualidade e serviço de pós-venda. Os consumidores devem ter cuidado antes de escolher", alerta o texto no site. Um dos imitadores usaria a marca Tangerine. Será que ainda teremos um celular Mexerica?

0 comentários:

Clik Idéias - Design e Criatividade