Dr. Henrique de Borba Júnior

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Abre a boquinha

E não sei quantos dos leitores do BUCOMANIA já sentiram na "pele" esta experiência, mas o fato é que de todos os procedimentos realizados por um cirurgião-dentista, o tratamento endodôntico(canal), já dói só em falar.
Sim, eu sei das técnicas anestésicas e de como a odontologia evoluiu nos últimos anos, mas é dentro do canal que fica a polpa(nervo) do dente, que é removida com limas(agulhinhas) finas que extirpam e limpam esse canal, que mais tarde será obturado.
Imagina isso na boca de leão.

Pois em Sorocaba (a 100 km de São Paulo), uma equipe de dentistas e veterinários cuidou dos dentes de uma fera, literalmente. A leoa Ale, do Zoológico Quinzinho de Barros, teve de se submeter nesta sexta-feira (29) a um canal em três presas que estavam quebradas.

Segundo o veterinário chefe do zôo, Adauto Luis Veloso, o tratamento é bastante parecido com o realizado em humanos, mas os equipamentos são maiores. "O canal de uma leoa é pelo menos cinco vezes mais longo do que o nosso", explica Veloso. O animal, que tem 8 anos e pesa 127,5 kg, teve de ser sedado durante as quatro horas que permaneceu na cadeira do dentista.(minha nossa, que suador!!!!)

Ale tinha dificuldades para se alimentar e vinha perdendo peso. A equipe fez a abertura, a remoção de tecidos necrosados e a limpeza dos canais com equipamentos especiais e importados. Em seguida foi colocada uma massa odontológica(o famoso IRM). Depois da cirurgia, que foi feita dentro do zoológico, a leoa foi levada para uma sala onde permanece em observação.

Ela volta para a jaula no próximo sábado (30), e uma nova sessão será marcada para o fechamento dos canais e a recomposição das presas.(quero só ver o protético que vai se animar a moldar essa boquinha)

Tá certo que eu sempre gostei de viver com "muita emoção", mais ser dentista de leão é demais pra mim!

0 comentários:

Clik Idéias - Design e Criatividade