Dr. Henrique de Borba Júnior

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

CEGOrança máxima

Esse é mesmo o país do futebol, sim porque mesmo sendo o Brasil cheio de riquezas em arte, cultura e até em vários outros esportes, só se valoriza as coisas ligadas a bola.(soccer)
Tive a oportunidade de conhecer o MASP em janeiro de 2007 e ver "in loco" não só a arquitetura arrojada do prédio(apenas quatro pilares laterais sustentam a construção, formando um vão livre de 74m de comprimento), como também vi as obras de arte O Lavrador de Café, de Cândido Portinari, e O Retrato de Suzanne Bloch, da fase azul de Pablo Picasso, que haviam sido furtadas e agora recuperadas pela polícia.
A segurança me parecia impecável, nem foto era permitido tirar das obras, mesmo sem o uso do flash. Achei estranho pois na Europa o Museu do Louvre, permite que tu tire foto até da Mona lisa de Da Vinci. Parecia impecável? Só parecia.
Dia 20 de dezembro ladrões entraram as 5h, enquanto os seguranças dormiam os bandidos abriram a porta com um macaco hidráulico e quebraram o vidro com um pé de cabra, levando os quadros avaliados em 100 milhões de reais. Isso mesmo, em plena Avenida Paulista, coração financeiro do país e em um museu que abriga obras de Renoir, Monet, Cézanne e outros que poderiam estar na perede de qualquer museu de prestígio no mundo.

Agora depois da "porta arrombada", fazem comboio especial de escolta até com uso de helicóptero, pra devolver as obras ao local de onde jamais deveriam ter sido retiradas.
Segurança máxima, só que tem nesse país é o Fernandinho Beira-Mar.

1 comentários:

Pedro Freire Filho disse...

Grande verdade. Parecia mais um filme policial americano.

Clik Idéias - Design e Criatividade