Dr. Henrique de Borba Júnior

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Droga de Elite

Na minha opinião um dos principais méritos do filme "tropa de elite" foi o de questionar algo que a muito tempo me incomoda: afinal, quem sustenta o tráfico de drogas(crime organizado) no país?
Sempre achei que o usuário de drogas é colocado quase sempre como "vítima", e a repressão recai quase que única e exclusivamente ao traficante (fornecedor). Mas peraí, quem vai a procura da droga, sobe o morro pra comprá-la não é o usuário?
Pois um estudo do economista Marcelo Neri, FGV do Rio de Janeiro, comprova que a maioria dos usuários de drogas brasileiros é compostaa de jovens ricos e de classe média, como mostra o filme do BOPE. O pesquisador chegou a essas conclusões após cruzar os dados de Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE que mostra:

70% dos consumidores de drogas pertencem a famílias com renda mensal superior a R$ 6000. Famílias com essa renda representam 23% da população brasileira.
50% tem entre 20 e 29 anos.
43% possuem cartões de crédito. Entre a população total só 17% tÊm esse instrumento.
35% têm cheque especial, um benefício que só é concedido pelos bancos a 12% da população

Além disso se comprova que o perfil de idade e tipo de drogas são diferentes de acordo com nível sócio-econômico. Rico usa cocaína pura e maconha, já o pobre usa cola de sapateiro e cocaína com alto grau de impurezas.
Pensando nisso, até quando o usuário será apenas uma vítima?

0 comentários:

Clik Idéias - Design e Criatividade