Dr. Henrique de Borba Júnior

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Perfeição

Se, entre as celebridades estrangeiras, a atriz americana Jessica Alba foi identificada por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, como a mulher com o corpo mais "perfeito", no Brasil quem mais se aproxima é a modelo, atriz e empresária Luma de Oliveira.

Segundo a regra, ganha quem tiver uma medida específica, conhecida como "razão cintura-quadril" (ou seja, a divisão da circunferência da cintura pela do quadril), mais próxima do valor 0,70. Luma, 42, atingiu 0,697 -- apenas três milésimos aquém da suposta perfeição absoluta.

A atriz e ex-BBB Grazi Massafera chegou perto, mas passou do ponto: ficou com 0,71, mesmo índice obtido pela atriz Cláudia Raia. Já as beldades Juliana Paes, Luana Piovani, Íris Stefanelli e Daniele Souza (Mulher-Samambaia) atingiram 0,68. (Qual seria a nota da Preta Gil?)

Agora, de onde os cientistas tiraram esse número mágico de 0,7? Ocorre que eles acreditam que essa proporção indique que sua portadora tem melhores condições de saúde e fertilidade que as concorrentes. Eles acham que, com o tempo, a evolução tenha moldado homens para achar atraente justamente a característica que "dedurasse" essas qualidades reprodutivas superiores.

Desnecessário dizer que essa conclusão está longe de comprovada. Na verdade, a medida da proporção cintura-quadril é apenas um dos meios de tentar atribuir critério matemático ao grau de atração que as mulheres exercem. Pois em um estudo que a Luma foi a que mais se aproximou do número que denota perfeição corporal(o que concordo), mas onde a Grazi passou do ponto e a Miss Brasil ficou na última posição da lista, não pode ser levado a sério.
Os cientistas que me perdoem, mas de mulher, eles não entedem nada.

0 comentários:

Clik Idéias - Design e Criatividade